Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e SEPEX 2016

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. (SNCT 2016)

A SNCT Joinville, ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2016 – juntamente com a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), dias 20, 21 e 22 de outubro. (SNCT Joinville 2016)

Nesses dias foram ofertadas Palestras, Oficinas, Mini-cursos e Torneios. Segue abaixo algumas fotos da participação do PET EMB no evento.

Palestra ministrada pela petiana Gabriela Garcia:

Palestra: Workshop Desenvolvimento Sustentável

Workshop Desenvolvimento Sustentável

No dia 20/10/2016, o grupo PET realizou a apresentação de um Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável na Semana de Ensino Pesquisa e Extensão – Sepex. O evento foi pensado com o intuito de cobrir uma lacuna observada na formação dos engenheiros do CTJ a respeito da parte de sustentabilidade, visto que os alunos tem contato com este tema em apenas uma disciplina de sua grade curricular.

O workshop teve como foco apresentar aspectos gerais a respeito do Desenvolvimento Sustentável além de gerar algumas discussões e questionamentos sobre atitudes éticas e morais neste contexto. O workshop iniciou-se com a apresentação de teorias a respeito de : Conceito de Desenvolvimento Sustentável; Manutenção de qualidade de água, ar e solo e Ética na Engenharia segundo os preceitos do desenvolvimento sustentável. Em seguida, os participantes realizaram uma atividade em grupo, onde foram apresentados a uma situação problema que deviriam solucionar conforme os princípios apresentados no workshop.

Foi uma boa experiencia tanto para os participantes que tiveram a oportunidade de vivenciar situações que podem ocorrer em sua profissão, como para os petianos envolvidos no projeto que adquiriram experiencia na organização de um workshop, além dos conhecimentos teóricos obtidos.

Torneios organizados pelos integrantes do PET:

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrida entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016, o PET EMB exerceu atividades de extensão organizando torneios de jogos eletrônicos, tênis de mesa e pebolim. O objetivo dessas atividades foram a integração entre os alunos da UFSC e a comunidade presente durante o evento, promovendo um momento de descontração. Além disso arrecadou-se quilo de alimento por participante como forma de inscrição e foram destinados aos desabrigados dos estragos realizados pelos ventos fortes.

Torneio de Tênis de Mesa

Torneio de Pebolim

Torneio de Vídeo Game (FIFA)

Torneio de Counter Strike