Primeiros Passos

Ao entrar na universidade é comum pensar que a graduação gira em torno somente das matérias que temos para fazer. Muitos não fazem nem ideia das demais oportunidades que o Centro Tecnológico de Joinville oferece, nem como os setores ou laboratórios do campus funcionam.

Os Primeiros Passos é um projeto do PET-EMB que tem como objetivo auxiliar as(os) calouras(os) nesse primeiro contato com a UFSC Joinville. Ele é dividido em duas partes: Em um primeiro momento, ocorre uma apresentação com as entidades do CTJ, sendo elas o próprio PET, as equipes de competição, empresa júnior, etc., onde cada uma se apresenta e explica aos ingressos o que é e o que faz.

Posterior a essa apresentação, são organizados tours pelos laboratórios e setores administrativos do campus. Esses tours são organizados de acordo com cada um dos 8 cursos existentes, e em todos eles a visita à biblioteca e à secretaria de graduação estão inclusas, para que os alunos saibam como ambas funcionam e quais os recursos oferecidos. Os laboratórios a serem visitados foram escolhidos pelos coordenadores de curso, então se você for caloura(o) de Engenharia Mecatrônica, por exemplo, seu tour compreenderá visitas aos laboratórios selecionados como mais recorrentes ao curso de Engenharia Mecatrônica, e assim será para os demais tours.

Durante a pandemia, tivemos de modificar o projeto e adequá-lo ao ensino remoto. As apresentações e ida aos laboratórios foram adaptadas para vídeo e então publicados no nosso canal no Youtube. Caso a visita presencial não seja possível, estão disponíveis os tours virtuais:

 

Laboratórios de Ciência e Tecnologia

Laboratórios de Engenharia Aeroespacial

Laboratórios de Engenharia Automotiva

Laboratórios de Engenharia Civil e Infraestrutura

Laboratórios de Engenharia Ferroviária e Metroviária

Laboratórios de Engenharia Mecatrônica

Laboratórios de Engenharia Naval

Laboratórios de Engenharia de Transporte e Logística

 

Visitar os demais laboratórios e setores também é permitido mediante agendamento prévio. Caso haja alguma dificuldade ao agendar por conta própria, ou se houver qualquer dúvida sobre a universidade, pode contar com o PET para te auxiliar, é para isso que estamos aqui!